Na audiência do Orçamento 2025, realizada nesta quinta-feira (2) em Palmital, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) anunciou a destinação de recursos para a compra de um tomógrafo, um pedido enfaticamente defendido pelo presidente da Câmara de Palmital, Cristian do Posto, pelos demais vereadores presentes, pelo prefeito de Palmital Luís Gustavo, pela vice-prefeita Ana Elisa, que também aprsentaram solicitações de recursos para outros setores da municipalidade. Este equipamento, essencial para o atendimento médico na região, representa um marco significativo para a saúde local, promovendo maior autonomia e eficiência nos diagnósticos.

O encontro, conduzido pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) da Alesp, é o 15º realizado este ano e faz parte de uma série de audiências que discutem a alocação de recursos estaduais. Palmital, município da Região Administrativa de Marília, fica a 415 quilômetros da capital e tem cerca de 20 mil habitantes.

"A gente tem que comprar o serviço fora do município e isso acaba encarecendo demais, diminuindo o que a gente poderia estar usando", declarou Cristian do Posto, ressaltando a importância da aquisição do tomógrafo que permitirá atender toda a comarca.

A audiência também contemplou outras demandas significativas, como a destinação de R$ 100 mil para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Palmital, destacando o compromisso com o desenvolvimento social do município. Os vereadores Miguel Bueno, Fabiano José dos Santos e Homerinho contribuíram com importantes discussões sobre a necessidade de ampliação dos serviços e suportes sociais.

Os deputados Gilmaci Santos (Republicanos), presidente da CFOP, Luiz Claudio Marcolino (PT) e Enio Tatto (PT) estiveram presentes, enfatizando o compromisso da Assembleia em responder às necessidades apresentadas pela população local. Ao final do ano, o Plenário da Alesp votará o orçamento que inclui o montante de R$ 850 mil destinados à saúde e área social de Palmital, garantindo que esses avanços sejam implementados de maneira eficaz.

Audiência 001

Câmara Municipal de Palmital sediou Audiência Pública da CFOP da Alesp - Foto: Assessoria de Comunicação