O Secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, realizou uma visita oficial à cidade de Palmital nesta quinta-feira (16). Ele foi recebido por autoridades políticas e advogados locais em uma cerimônia realizada no Centro Cultural "Antonio Sylvio Cunha Bueno". Estiveram presentes no evento os vereadores Cristian do Posto, Homerinho, Miguel Bueno, Fabiano Policial e Dr. João Gil, além do prefeito Luís Gustavo, secretários da Prefeitura, o presidente da OAB Rosvaldir Cachole, o presidente da APAE de Palmital Álvaro Abud, e outros representantes de associações.

Durante o encontro, foram discutidas maneiras de implementar ações da Secretaria que melhorem a inclusão das pessoas com deficiência na cidade. Foram apresentados os principais programas da Secretaria, que abrangem áreas como saúde, educação e trabalho, com o objetivo de atender às 3,4 milhões de pessoas com deficiência em São Paulo. O secretário Marcos da Costa destacou a importância desse encontro como um passo crucial para promover a inclusão, adaptando programas estaduais às necessidades locais de Palmital.

O presidente da Câmara Municipal, Cristian do Posto, ressaltou o compromisso do município com a inclusão e agradeceu a visita do secretário, lamentando a impossibilidade de recebê-lo na Câmara devido a reformas para torná-la mais acessível. Ele expressou o desejo de tornar Palmital um exemplo de inclusão em São Paulo. “Contamos com o apoio do secretário Marcos da Costa e do prefeito Luís Gustavo, que vem desempenhando um papel fundamental na implantação de políticas públicas voltadas à inclusão de pessoas com deficiência no município”, ressaltou. O presidente da Câmara de Palmital também reforçou o trabalho desenvolvido pela Secretária de Assistência Social do município, Daniela Peres, e da assistente social Emilene Damini.

Durante o encontro, o secretário também mencionou o lançamento do programa TODAS in-Rede em Santa Cruz do Rio Pardo, focado na independência de mulheres com deficiência, e destacou o Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (PEITEA), que em abril de 2023 possibilitou a emissão gratuita da Carteira de Identificação para Pessoas com TEA (CIPTEA), fortalecendo os direitos das pessoas autistas.

Segundo o Observatório dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em Palmital estima-se que vivam 2.048 pessoas com deficiência, sendo 1.311 mulheres e 737 homens.

visitasecretario

O presidente da Câmara Municipal de Palmital, Cristian do Posto, os vereadores Dr. João Gil, Miguel Bueno,

Homerinho, Fabiano Policial e o prefeito de Palmital, Luís Gustavo, receberam o secretário Marcos da Costa