A Câmara Municipal de Palmital realizou na noite desta segunda-feira (5 de fevereiro) a primeira sessão ordinária do ano de 2024. Apesar de não ter Ordem do Dia para ser apreciada pelos edis, a sessão teve diversos requerimentos, moções e indicações. Uma novidade nesta retomada dos trabalhos legislativos foi a implantação do sistema digital de protocolo de proposições.

Na sessão de abertura do ano legislativo em Palmital, foram apresentados e aprovados 8 requerimentos e 14 moções, além de 9 indicações que foram encaminhadas. Como foi a primeira sessão ordinária do ano, não houve apresentação da Ordem do Dia para a apreciação dos vereadores.

A novidade para este ano foi a implantação do sistema digital de protocolo de proposições. Com isso, a Câmara Municipal de Palmital avança na questão ambiental e deixa de circular papel. Essa medida tomada pelo presidente da Câmara, vereador Cristian do Posto, reflete também em economia para o Município. “A utilização do sistema digital facilita o trâmite das proposições, pois o registro é feito automaticamente e de forma unipessoal por cada vereador. Cada um tem seu login e senha para protocolar sua proposição e, assim, agiliza todo o processo”, explicou o presidente da Câmara.

O Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) é desenvolvido pelo Senado Federal e utilizado pelo Legislativo de diversos municípios brasileiros. O SAPL simplifica a atividade de parlamentares e servidores, além de colaborar com a transparência da Casa, pois permite que os cidadãos conheçam a produção legislativa dos parlamentares, acompanhem o processo legislativo e pesquisem a legislação municipal ou estadual.

sessao050224